Infectologia

A especialidade de Infectologia dedica-se à prevenção, diagnóstico, tratamento e à cura das doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A busca pela correta orientação de um infectologista, especialmente quando há um quadro de infecção de difícil diagnóstico ou tratamento, pode fazer a diferença de forma significativa, pois infecções que não são tratadas ou que são tratadas de forma inadequada podem gerar sérias complicações para o organismo.

Dentre as doenças que são tratadas por um infectologista, estão:

• HIV, AIDS, hepatite B, hepatite C, sífilis, herpes dentre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
  • HTLV;
  • Herpes simples labial;
  • Herpes Zoster;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Dengue, Zika e Chikungunya;
  • Toxoplasmose;
  • Febre amarela;
  • Malária;
  • Esquistossomose;
  • Outras verminoses e parasitoses intestinais;
  • Doença de Chagas;
  • Leishmaniose;
  • Esporotricose;
  • Paracoccidioidomicose;
  • Tuberculose.

Pacientes oncológicos, bem como, pacientes com doenças autoimunes, reumatológicas ou que irão realizar tratamentos imunossupressores, muitas vezes, precisam buscar por um médico infectologista, pois algumas terapias comprometem o sistema imunológico, diminuindo as defesas naturais do organismo e, como consequência, há uma propensão maior às doenças infecciosas.

Em nossa clínica essa especialidade é atendida pela:

Dra. Liliana de Oliveira Rocha

CRM-MG 64229

Graduação em Medicina, pela UNEC (Centro Universitário de Caratinga);

Residência médica em Infectologia, pela FHEMIG (Hospital Eduardo de Menezes);

Atualmente, atua no Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital Bom Samaritano, de Teófilo Otoni e Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares;

Experiência no controle e prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar;

Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes com doenças infecciosas, imunossuprimidos e infecções de difícil controle;

Consultorias hospitalares para melhorias dos processos em saúde que envolvem controle e prevenção de infecções relacionadas à assistência e segurança do paciente;

Experiência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecto contagiosas.